Uma análise dos termos de uso de repositórios de recursos educacionais digitais no Brasil
Resumo
Partindo de uma análise centrada nos princípios dos recursos educacionais abertos (REA), investigamos os termos de uso de 12 portais contendo recursos digitais educacionais no Brasil. A análise dos termos foi conduzida em três camadas: pela página principal, página de metadados (quando disponível) e uma análise aleatória de recursos. O estudo aponta para uma grande ambiguidade na terminologia utilizada para descrever os termos de uso e permissões, o que pode limitar as possibilidades para uso, remix, adaptação e reúso legal dos recursos. Discutimos a importância dessas questões para disseminação de uma cultura de compartilhamento e de práticas abertas na educação básica, e apresentamos algumas recomendações para repositórios baseado nas análises feitas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à Revista "Trilha Digital". As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista "Trilha Digital" mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à Revista "Trilha Digital" (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a Revista "Trilha Digital" endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio dessa licença, fica explicito que o autor não pode usar o artigo para fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo.
4. A Revista "Trilha Digital" poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na Revista "Trilha Digital" (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.