Uma análise dos termos de uso de repositórios de recursos educacionais digitais no Brasil

Autores

  • Tel Amiel Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Karen Santos Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Resumo

Partindo de uma análise centrada nos princípios dos recursos educacionais abertos (REA), investigamos os termos de uso de 12 portais contendo recursos digitais educacionais no Brasil. A análise dos termos foi conduzida em três camadas: pela página principal, página de metadados (quando disponível) e uma análise aleatória de recursos. O estudo aponta para uma grande ambiguidade na terminologia utilizada para descrever os termos de uso e permissões, o que pode limitar as possibilidades para uso, remix, adaptação e reúso legal dos recursos. Discutimos a importância dessas questões para disseminação de uma cultura de compartilhamento e de práticas abertas na educação básica, e apresentamos algumas recomendações para repositórios baseado nas análises feitas.

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Biografia do Autor

Tel Amiel, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Karen Santos, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

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Publicado

2013-08-07

Como Citar

Amiel, T., & Santos, K. (2013). Uma análise dos termos de uso de repositórios de recursos educacionais digitais no Brasil. Revista Trilha Digital, 1(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/TDig/article/view/5892

Edição

Seção

Artigos