Políticas públicas para a difusão do uso do software livre no ensino

Autores

  • Ana Cristina Azevedo Pontes de Carvalho Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
  • Solange Teles da Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Resumo

O presente artigo analisa a definição de software livre e discute o conceito de políticas públicas e as medidas adotadas pelo Estado brasileiro, visando à sua difusão no ensino. No Brasil, a amplitude do direito à educação requer a adoção de políticas públicas que incentivem o uso de software livre e promovam a inclusão digital. Assim, destaca-se recentemente a adoção pelo governo brasileiro de incentivo ao uso do software livre, especialmente na rede pública de ensino. O software livre otimiza o acesso à informação, ao permitir que o professor disponibilize aos alunos o caminho para o material confiável e relevante na internet, e a sua utilização no ensino representa um instrumento de inclusão social.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Azevedo Pontes de Carvalho, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Solange Teles da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

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Publicado

2013-08-07

Como Citar

Carvalho, A. C. A. P. de, & Silva, S. T. da. (2013). Políticas públicas para a difusão do uso do software livre no ensino. Revista Trilha Digital, 1(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/TDig/article/view/5890

Edição

Seção

Artigos