Percepções e dificuldades do aluno na disciplina Metodologia do Trabalho científico na modalidade semipresencial

Autores

  • Ana Lucia da Fonseca Bragança Pinheiro Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
  • Élida Jacomini Nunes Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
  • Ivanilda Matile Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
  • Melanie Lerner Grinkraut Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
  • Raquel Cymrot Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
  • Ubirajara Carnevale de Moraes Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
  • Yara Maria Botti Mendes de Oliveira Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre as dificuldades dos alunos de pós-graduação lato sensu dos cursos da área tecnológica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em relação ao ensino semipresencial da disciplina Metodologia do Trabalho Científico. Esta pesquisa evidenciou a resistência dos alunos à modalidade de ensino semipresencial, confirmando os resultados da literatura. Além de inexpressiva interatividade no ambiente virtual, foram evidenciadas dificuldades relacionadas a pesquisa, leituras e produção de texto, inerentes ao desenvolvimento de um trabalho de conclusão de curso. Em relação às ferramentas virtuais, a maior dificuldade relatada foi o acesso ao ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados apontam a necessidade de investimentos nos ambientes virtuais de aprendizagem, além do estímulo ao desenvolvimento da autonomia de aprendizagem dos alunos pesquisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lucia da Fonseca Bragança Pinheiro, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Élida Jacomini Nunes, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Ivanilda Matile, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Melanie Lerner Grinkraut, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Raquel Cymrot, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Ubirajara Carnevale de Moraes, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Yara Maria Botti Mendes de Oliveira, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Downloads

Publicado

2013-08-07

Como Citar

Pinheiro, A. L. da F. B., Nunes, Élida J., Matile, I., Grinkraut, M. L., Cymrot, R., Moraes, U. C. de, & Oliveira, Y. M. B. M. de. (2013). Percepções e dificuldades do aluno na disciplina Metodologia do Trabalho científico na modalidade semipresencial. Revista Trilha Digital, 1(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/TDig/article/view/5889

Edição

Seção

Artigos