Mediação pedagógica no chat: desafios de um programa de formação continuada de educadores e coordenadores pedagógicos na área de educação física

Autores

  • Ronê Paiano Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
  • Isabel Porto Filgueiras Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Resumo

Neste estudo, foram analisados, de forma descritiva, seis chats de um dos grupos de um programa de formação continuada de educadores e coordenadores pedagógicos em Educação Física. A análise dos dados indica que o tutor realizou mediações coerentes com a concepção pedagógica adotada no curso. As funções de tutoria utilizadas com maior frequência no chat foram: pedagógica, gerencial e social. Não houve demandas significativas para mediações de caráter técnico. O chat mostrou ser uma ferramenta produtiva para o grupo de cursistas, especialmente porque possibilitava a troca de experiências sobre o projeto desenvolvido nas escolas nas quais atuavam. Os principais desafios enfrentados pelo tutor foram: acolher as inquietações da prática profissional dos educadores e relacioná-las aos conceitos do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronê Paiano, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Isabel Porto Filgueiras, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Downloads

Publicado

2013-08-07

Como Citar

Paiano, R., & Filgueiras, I. P. (2013). Mediação pedagógica no chat: desafios de um programa de formação continuada de educadores e coordenadores pedagógicos na área de educação física. Revista Trilha Digital, 1(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/TDig/article/view/5887

Edição

Seção

Artigos