Marketing Verde como Mediador entre Gestão da Cadeia de Suprimentos e Desempenho
Palavras-chave:
Marketing verde. Desempenho organizacional. Gestão de cadeia de suprimento. Cadeia de suprimento verde. Cadeia de suprimento na construção civil.Resumo
Objetivo: O estudo visa a explorar e descrever a mediação do marketing verde na relação entre a gestão da cadeia de suprimentos e o desempenho das empresas.
Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: Pretendeu-se preencher uma lacuna de natureza epistemológica sobre o marketing verde, constatando-se que este, por estar presente na regressão, diminui a magnitude do relacionamento entre gestão da cadeia de suprimentos e desempenho nas empresas da construção civil brasileira.
Principais aspectos metodológicos: Utilizou-se o método quantitativo de natureza exploratória e descritiva. Do estudo exploratório participaram 10 gestores. No descritivo, precedido de pré-testes junto a 3 especialistas, contou-se com uma amostra de 133 respondentes. Os dados foram tratados por técnicas de estatística descritiva, análise fatorial, regressão linear múltipla e modelagem em equações estruturais.
Síntese dos principais resultados: Os dados evidenciaram que o marketing verde medeia, parcialmente, a relação entre gestão da cadeia de suprimentos e o desempenho das empresas.
Principais considerações/conclusões: Como implicações teóricas, o estudo reforça correlações positivas entre os constructos utilizados no setor pesquisado. Recorreu-se a modelos previamente desenvolvidos que, combinados, poderiam ser reproduzidos ou falseados, para no final se obter modelos de mensuração convergentes. Como aplicação prática, identificou-se o envolvimento de funcionários em temas ambientais, missões e visões com declarações explícitas sobre economizar energia e água e ações de marketing verde para melhoria da imagem corporativa, como a obtenção de certificações ambientais. Como conclusão, verifica-se que as empresas da construção civil têm espaço para melhorar a comunicação e a imagem para estimular tanto os suprimentos como o consumo de produtos verdes.
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