Universidades corporativas: educação ou doutrinação?
Resumo
A presente pesquisa foi motivada pela disseminação de iniciativas voltadas para a gestão do conhecimento no ambiente empresarial, como as chamadas Universidades Corporativas (UC), consideradas uma evolução da tradicional área de Treinamento & Desenvolvimento. Questiona-se, contudo, se tais universidades oferecem aos seus participantes subsídios para refletir, criticar, criar, agir em todas as ações inseridas no escopo da educação, ou se, ao contrário, optam pela doutrinação. Foi este questionamento crítico que desencadeou o estudo aqui apresentado, suportado por pesquisa bibliográfica e de campo. Esta última foi realizada em uma UC brasileira. Contou com a participação de 103 funcionários da empresa. Os dados foram coletados por meio de um questionário fechado, elaborado com base nas teorias de doutrinação de Ivan Snook e Olivier Reboul. Os resultados desta pesquisa revelaram que a UC pesquisada tem poucas características doutrinárias. Essa circunstância, de certa forma, fere a suposição inicial do estudo, porém suscita outras, ao seu final: a) nesta UC não predomina a doutrinação e o fato de abrir-se para a pesquisa já o afirma; b) por ser uma UC do setor público, a doutrinação não se faz presente, tanto quanto se faz em uma empresa privada; c) a UC pesquisada tem caráter doutrinário, porém na era do conhecimento em que vivemos, as formas de doutrinação são sutis; não raro os doutrinados não as percebem. Uma nova agenda de pesquisa poderá ajudar a confirmar ou não essas suposições.
PALAVRAS-CHAVE: Educação; doutrinação; treinamento; desenvolvimento; controle.
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