Capacidades, Inovação e Desempenho Geral das Empresas Brasileiras Exportadoras
Palavras-chave:
Inovação. Exportadoras. Capacidades. Performance. Brasil.Resumo
Este artigo aprofunda a pesquisa atual sobre inovação por meio do estudo da relação entre “capacidade de inovação” e “desempenho geral” em empresas exportadoras. A partir das perspectivas da visão baseada em recursos (RBV) e capacidade dinâmica, examinamos os efeitos diretos e interativo de capacidades exploratórias e explorativas na inovação de produtos para os mercados externos e no desempenho geral da empresa (direta e mediada pela inovação de produto). Além disso, testamos o efeito moderador do dinamismo do mercado e o efeito de controle da variável tamanho de empresa sobre essas relações. Assim, a principal contribuição deste artigo é desenvolver e testar empiricamente um modelo conceitual original, pela combinação desses constructos em novos relacionamentos, em um país emergente. Esse modelo foi testado com dados de 498 empresas exportadoras brasileiras distribuídas em todos os setores industriais brasileiros, por tamanho de empresa e por Estados. A análise foi feita com a aplicação de modelagem de equações estruturais (SEM). Como resultado, encontramos suporte para as hipóteses de que as capacidades explorativas influenciam a inovação de produto e desempenho global, ao passo que as capacidades de exploratórias e sua interação com as explorativas influencia desempenho geral, mas não a inovação de produtos. Além disso, a relação entre as capacidades explorativas e desempenho global é mediada pela inovação de produtos. Diferentemente do hipotetizado, o dinamismo do mercado não modera a relação entre inovação de produto e desempenho geral. Em adição, o tamanho da empresa atua como uma variável de controle das relações testadas. Quanto às implicações para a teoria, esse estudo contribui para a compreensão de que capacidades explorativas influenciam o desempenho geral de uma empresa, tanto direta quanto indiretamente (via inovação de produto) e destaca os distintos efeitos diretos e mediadores de inovação no desempenho geral. Esses insights mostram a importância de considerar o papel das variáveis mediadoras e moderadoras nos modelos conceituais que avaliam os determinantes do desempenho global, evitando-se a superestimação da influencia de determinados constructos. Por fim, o trabalho fornece suporte empírico original para a hipótese da interdependência entre inovações de produto para os mercados externos e desempenho global.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.