Recrutamento Online de Pessoas com Deficiência: A Tecnologia em Favor da Diversidade?
Palavras-chave:
Recrutamento. Websites. Pessoas com Deficiência. Acessibilidade. Usabilidade.Resumo
Objetivo: analisar o Recrutamento via Web para pessoas com deficiência.
Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: Poucos estudos sobre usabilidade e acessibilidade em websites de recrutamento para pessoas com deficiência no mundo. Nenhum utilizou anúncios da Web para análise. No Brasil, nenhum sobre e-Recrutamento para pessoas com deficiência foi encontrado.
Principais aspectos metodológicos: Estudo descritivo e de natureza qualitativa. Procurou-se analisar anúncios disponibilizados em Websites direcionados exclusivamente para o recrutamento de pessoas com deficiência. Categorias de análise: o conteúdo dos anúncios, a acessibilidade e a usabilidade dos mesmos. Análise por meio do teste de validação automática de acessibilidade a partir da utilização de uma ferramenta (Hera).
Síntese dos principais resultados: Todos os sites apresentam erros que dificultam a acessibilidade e usabilidade das páginas. O grande número de currículos cadastrados e ofertas de emprego disponíveis nos sites denotam que o Recrutamento Online está alcançando o objetivo de atrair candidatos e empresas. Em relação ao conteúdo, além daquelas pertinentes a todo e qualquer emprego, há questões ligadas a este público específico, tais como disponibilidade de acessibilidade na empresa, aparelhos permitidos pelo contratante, utilização de filtros por tipo de deficiência do candidato e necessidade especial requerida pela empresa.
Principais considerações/conclusões: Empresas especializadas neste tipo de Recrutamento precisam conhecer as experiências de uso na Web de pessoas com os mais diversos tipos de deficiência que buscam emprego. Embora os anúncios contemplem diversas informações relativas à oferta de emprego, há clara demonstração de que não estão preparadas para receber trabalhadores com deficiência. Além disso, precisam de melhor orientação quanto à eliminação de práticas de discriminação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.