O uso da informação sobre o país de origem de produtos brasileiros como fonte de vantagem competitiva nos mercados externos

Autores

  • Janaina de Moura Engracia Giraldi Universidade de São Paulo
  • Dirceu Tornavoi de Carvalho Universidade de São Paulo

Resumo

Em um mercado global cada vez mais competitivo, torna-se cada vez mais difícil o estabelecimento de uma vantagem competitiva. A noção de que um desempenho superior requer que uma empresa adquira e sustente uma vantagem sobre a concorrência é central para o pensamento estratégico contemporâneo. Um atributo que oferece potencial para vantagem competitiva, tanto no mercado interno quanto no externo, é o país de origem do produto. Em geral, considera-se que o país de origem influencia as avaliações de produtos pelo consumidor e as suas decisões de compra. Como as organizações lidam com recursos limitados, elas precisam tentar desenvolver estratégias apropriadas à sua base de recursos. Nesse sentido, o presente artigo investiga a possibilidade de utilizar a informação do país de origem de produtos brasileiros como uma fonte de vantagem competitiva para as empresas brasileiras operantes no mercado externo. Um importante empecilho para essa estratégia deve-se à imagem do Brasil no exterior, que é principalmente associada a algumas habilidades esportivas ou criativas, não sendo atribuído quase nenhum significado ou importância ao Brasil enquanto provedor de itens de maior conteúdo tecnológico.

PALAVRAS-CHAVE: Vantagem competitiva; País de origem; Estratégia.

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Biografia do Autor

Janaina de Moura Engracia Giraldi, Universidade de São Paulo

Mestranda em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – Universidade de São Paulo.

Dirceu Tornavoi de Carvalho, Universidade de São Paulo

Professor doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo.

Publicado

2008-07-23

Edição

Seção

Apresentação