Cooperar para sobreviver e crescer - análise da rede de cooperação - Redemac

Autores

  • Rodrigo Medeiros Feijó UNISINOS
  • Rovian Dill Zuquetto UNISINOS

Palavras-chave:

redes, cooperação, redemac, estratégias coletivas, vantagens competitivas.

Resumo

O alinhamento dos conceitos de cooperação em associações de empresas que buscam, através de objetivos comuns e estratégias coletivas, alcançar vantagens competitivas sustentáveis em longo prazo, como base nos benefícios e resultados da rede, é tema central desta pesquisa. Para fundamentar o referencial teórico exposto, buscou-se a literatura com base nos seguintes autores: Human e Provan (1997), Ebers e Jarillo (1998), Balestrin e Veschore (2008), Powel (1998), Jarillo (1998), Castell (1999), Provan, Fish e Sydow (2007), entre outros. O objeto de estudo é o caso da rede de cooperação Redemac de Materiais de Construção. Utilizou-se, para tanto, técnicas de entrevistas em profundidade com três executivos que participaram ou participam do processo de institucionalização da Redemac. O objetivo foi examinar a formação, desenvolvimento, benefícios e resultados desta associação de empresas, que tornou-se um caso de sucesso na formação de uma rede de cooperação. Para finalizar, procurou-se acrescentar a visão de um lojista que ingressou na rede, observando seus resultados a partir dos propósitos de cooperação. Os resultados indicam que a Redemac é uma associação de empresas que obteve grande sucesso no cenário gaúcho seguindo o paradigma colaborativo como forma de maximizar vantagens provenientes de trocas de informações, ganhos em escala, diminuição de custos, compartilhamento de Marketing, aumentando o poder de barganha junto aos fornecedores e criando, dessa forma, barreiras para entrada de novos concorrentes, de maneira a torná-la mais competitiva para o enfrentamento aos grandes players do setor.     

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Medeiros Feijó, UNISINOS

Mestrando em Administração de Empresas, Especialista em Gestão Empresarial, graduado em Comércio Exterior, conselheiro estratégico do Lasalle Business School, Diretor da Associação da Indústria e comércio de NSR - Acisa, proprietário da Rede de Farmácias Associadas Megafarma.

Rovian Dill Zuquetto, UNISINOS

Mestrando em Administração

Downloads

Publicado

2014-04-16

Edição

Seção

Fórum Especial Temático sobre Alianças Estratégicas e Redes de Alianças