Educação Gerencial para Atuação em Ambientes de Negócios Sustentáveis: Desafios e Tendências de uma Escola de Negócios Brasileira

Autores

  • Kátia Cyrlene de Araujo Vasconcelos Universidade Mackenzie
  • Annor da Silva Junior UFES
  • Priscilla de Oliveira Martins da Silva Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Educação Gerencial, Sustentabilidade, Educação para Sustentabilidade, Ambiente de Negócios, Escola de Negócios.

Resumo

Objetiva-se com o artigo descrever e analisar, por meio de um estudo de caso de natureza qualitativa (TRIVIÑOS, 1987; YIN, 2005), como o projeto pedagógico de um programa de educação gerencial viabiliza a formação de gestores para atuação em ambientes de negócios sustentáveis. Assim, estabeleceu-se um debate sobre os temas negócios sustentáveis e educação gerencial (MINTZBERG, 2006; ALMEIDA, 2002; 2008; BARUCH; PEIPERL, 2000; DURAND; DAMERON, 2008) no contexto de uma escola de negócios brasileira com atuação internacional. Os dados foram coletados via triangulação (JICK, 1979), ao articular a realização de entrevistas semi-estruturadas com dez profissionais do corpo diretivo e técnico da escola, com análise documental e observação assistemática. As evidências apontam que há esforços da escola para viabilizar seus projetos pedagógicos com base em pressupostos de uma educação voltada para a sustentabilidade, ao disponibilizar um ambiente de aprendizagem experiencial, colaborativo, coletivo e interdisciplinar, e promover a educação de pessoas reflexivas, conscientes, autônomas, com visão ampliada e responsável por suas ações. Entretanto, a escola vive situações paradoxais ao atender as demandas de um mundo corporativo, que ainda insiste em práticas gerenciais que já não são mais suficientes para o modelo de negócios em ambientes sustentáveis, uma vez que o universo corporativo ainda vivencia a lógica econômica e utilitarista de curto prazo, que se contrapõe à lógica sustentável e de longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Cyrlene de Araujo Vasconcelos, Universidade Mackenzie

Mestre em administração pela Fucape e doutoranda em administração pela Universidade Mackenzie

Annor da Silva Junior, UFES

Doutor em administração pela UFMG. Professor adjunto do Departamento de Ciências Contábeis da UFES.

Priscilla de Oliveira Martins da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Psicologo pela UFES. Professora adjunto do Departamento de Administração da UFES.

Downloads

Publicado

2013-04-17

Edição

Seção

Gestão Humana e Social