Indo além do economizing: o papel das redes sociais na apropriação de valor em relações cooperativas

Autores

  • Bruno Varella Miranda Center of Organization Studies da Universidade de São Paulo
  • Maria Sylvia Macchione Saes Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Estratégia, Custos De Transação, Enraizamento, Oportunismo, Redes.

Resumo

Este trabalho, de natureza teórica, investiga o papel das redes sociais para a compreensão da apropriação do valor em relações cooperativas. A perspectiva da governança (WILLIAMSON, 1985; 1996) adota um cenário composto por agentes atomizados para explicar a estratégia. Nele, é possível aos indivíduos estabelecer ex ante os benefícios de participação em uma relação cooperativa e, assim, mitigar as possibilidades de comportamento oportunista. O presente artigo demonstra que a caracterização dos mercados feitas pela perspectiva da governança é imprecisa. Mais especificamente, argumenta que a existência de ativos específicos dificulta a obtenção da informação necessária para a determinação do valor gerado em um esforço cooperativo. Em consequência, é possível que haja o desalinhamento entre as contribuições relativas e as respectivas recompensas nessas relações. Compreender a forma como os agentes econômicos obtêm essa informação e quais as motivações por trás de sua transferência são os objetivos desse trabalho. Para tanto, a contribuição da nova sociologia econômica (GRANOVETTER, 2005; 1985; UZZI, 1996) é utilizada. As principais conclusões são: i) o hold up não representa o único risco de comportamento oportunista em uma relação cooperativa; ii) a transferência de informações constitui uma dimensão que ajuda a explicar as motivações dos agentes nessas relações; iii) a participação em redes contribui para a redução dos custos de obtenção da informação relevante; iv) a existência de redes densas explica a transferência gratuita de dados entre os seus membros. O conteúdo desenvolvido nas próximas páginas possibilita uma reflexão acerca da relação entre os indivíduos e o espaço de interação em que realizam intercâmbios. Permite, dessa maneira, um olhar mais realista sobre a arquitetura dos mercados, tema curiosamente pouco estudado pelos economistas. Ademais, fornece ferramentas para a interpretação da existência de padrões heterogêneos de distribuição de valor em relações cooperativas.

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Biografia do Autor

Bruno Varella Miranda, Center of Organization Studies da Universidade de São Paulo

Mestre pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Pesquisador do Center of Organization Studies da Universidade de São Paulo

Maria Sylvia Macchione Saes, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Doutora em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

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Publicado

2011-09-20

Edição

Seção

Fórum Especial Temático sobre Perspectivas Sociológicas da Estratégia em Organizações