Empreendedorismo institucional: uma análise de caso no setor de energia elétrica brasileiro

Autores

  • Ilan Avrichir Programa de Mestrado em Gestão Internacional da Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Gabriel Vouga Chueke Programa de Mestrado em Gestão Internacional da ESPM/SP

Palavras-chave:

Empreendedorismo Institucional, Estudo de Caso, Análise Sociológica, Estratégia, Setor de Energia Elétrica Brasileiro.

Resumo

Este artigo busca contribuir para o entendimento do papel, características e estratégias de indivíduos denominados na literatura acadêmica como empreendedores institucionais. Apesar do crescimento recente de pesquisas acerca do tema, os trabalhos sobre o nível do indivíduo são escassos. Para a consecução dos objetivos propostos, buscamos estudos que descrevessem a atuação de indivíduos enquanto empreendedores institucionais. Revisamos cinco artigos publicados no período de 2006 a 2009 em revistas internacionais de alto impacto. Identificamos as características atribuídas ao empreendedor individual nesses trabalhos, principalmente aquelas relacionadas às ações desses atores, em que etapa da mudança institucional atuaram e  quais atributos lhe foram imputados. Confrontamos os resultados encontrados na revisão de literatura com o  papel desempenhado por três empresários que criaram uma empresa privada pioneira no campo da comercialização de energia elétrica no Brasil, contribuindo para as transformações em curso no setor desde a década de 1990. Descrevemos o contexto institucional em que atuaram, suas trajetórias pessoais e a atuação no campo. Como metodologia de pesquisa, adotamos o método de estudo de caso de caráter qualitativo-descritivo. A fase de coleta de dados contou com múltiplas fontes de evidência, valendo-se principalmente de entrevistas em profundidade. Encontramos resultados predominantemente convergentes entre a literatura pesquisada e o caso analisado. Como contribuição, nosso estudo sugere que a atuação de agentes que promovem mudanças pode ser dividida em duas categorias principais quanto à sua extensão. Além disso, a análise do caso conduzido aponta para certo consenso sobre aspectos relacionados a ação da atuação de indivíduos considerados na literatura acadêmica como empreendedores institucionais.

 

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Biografia do Autor

Ilan Avrichir, Programa de Mestrado em Gestão Internacional da Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas

Professor do Programa de Mestrado em Gestão Internacional da Escola Superior de Propaganda e Marketing

Gabriel Vouga Chueke, Programa de Mestrado em Gestão Internacional da ESPM/SP

Mestrando pelo Programa de Mestrado em Gestão Internacional da Escola Superior de Propaganda e Marketing

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Publicado

2011-09-20

Edição

Seção

Fórum Especial Temático sobre Perspectivas Sociológicas da Estratégia em Organizações