Territorialidade e Identidade nas Organizações: o Caso do Mercado Central de Belo Horizonte
Palavras-chave:
Territorialidade, Espaço, Identidade, Discursos, Mercado Central de Belo Horizonte.Resumo
O objetivo neste artigo é analisar as relações entre territorialidade e identidade no ambiente organizacional. Este trabalho pretende avançar na perspectiva de identidade quanto ao que é distintivo, duradouro e central numa organização, a partir da percepção dos membros em relação ao território em que se apóiam suas práticas. Para tanto, entrevistas semi-estruturadas foram realizadas junto aos comerciantes do Mercado Central de Belo Horizonte, visando compreender a visão destes sobre este espaço, material trabalhado pela análise do discurso francesa. Dos elementos trabalhados – distintivos (comércio), duradouros (paróquia) e centrais (escritório da administração) – percebe-se que a sobreposição entre eles demonstra atritos, seja pelo extravasamento de funções, seja porque nas organizações, o convívio entre desiguais se instala, polarizada por alguns grupos que dominam enquanto outros resistem. Equilibram-se pelos movimentos de rearranjo dos atores sociais pelos territórios que ocupam em torno da sobrevivência mútua.Downloads
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