Territorialidade e Identidade nas Organizações: o Caso do Mercado Central de Belo Horizonte

Autores

  • Luiz Alex Silva Saraiva Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Ciências Administrativas
  • Alexandre de Pádua Carrieri Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ari de Souza Soares Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Territorialidade, Espaço, Identidade, Discursos, Mercado Central de Belo Horizonte.

Resumo

O objetivo neste artigo é analisar as relações entre territorialidade e identidade no ambiente organizacional. Este trabalho pretende avançar na perspectiva de identidade quanto ao que é distintivo, duradouro e central numa organização, a partir da percepção dos membros em relação ao território em que se apóiam suas práticas. Para tanto, entrevistas semi-estruturadas foram realizadas junto aos comerciantes do Mercado Central de Belo Horizonte, visando compreender a visão destes sobre este espaço, material trabalhado pela análise do discurso francesa. Dos elementos trabalhados – distintivos (comércio), duradouros (paróquia) e centrais (escritório da administração) – percebe-se que a sobreposição entre eles demonstra atritos, seja pelo extravasamento de funções, seja porque nas organizações, o convívio entre desiguais se instala, polarizada por alguns grupos que dominam enquanto outros resistem. Equilibram-se pelos movimentos de rearranjo dos atores sociais pelos territórios que ocupam em torno da sobrevivência mútua.

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Biografia do Autor

Luiz Alex Silva Saraiva, Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Ciências Administrativas

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Alexandre de Pádua Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais

 

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Associado do Departamento de Ciências Administrativas e do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Ari de Souza Soares, Universidade Federal de Lavras

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras.

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Publicado

2014-02-06

Edição

Seção

Gestão Humana e Social