Política na terra do ‘jeitinho’: consequências dos comportamentos políticos em organizações no Brasil
Palavras-chave:
Percepção de Comportamentos Políticos, Satisfação, Desempenho Individual, Comportamentos Negligentes, Organizações BrasileirasResumo
Os comportamentos políticos nas organizações representam um domínio singular das relações interpessoais no ambiente de trabalho, sendo considerado um fenômeno complexo, persuasivo e por vezes ambíguo. As organizações são instituições intrinsecamente políticas, já que são conjuntos de pessoas com interesses diversos e potencialmente conflituosos, imperando relações entre tais interesses, conflitos e, como sistemas de atividade política, a influência e o poder. De um modo geral, a percepção de política na empresa parece ter um efeito negativo e, assim, desmotivador sobre as pessoas. Esta pesquisa tem como objetivo explorar a influência das percepções sobre o comportamento político na satisfação, no desempenho, nos comportamentos negligentes e nas intenções de saída de funcionários em um contexto cultural pouco explorado pelas pesquisas sobre comportamentos políticos, as organizações brasileiras. Para testar empiricamente a validade do modelo de pesquisa, foi realizado um survey e analisadas as percepções de 157 funcionários de três organizações brasileiras, a partir de regressões lineares. Os resultados sugerem que, no Brasil, a política influencia negativamente a satisfação e o desempenho individual e positivamente as intenções de saída e os comportamentos negligentes. Ou seja, quanto maior for a percepção de política no ambiente de trabalho, menor a satisfação e o desempenho individual dos funcionários, maior o seu engajamento em comportamentos negligentes no trabalho e maior a sua intenção de abandono da organização. Algumas limitações são apresentadas, além das contribuições práticas e teóricas do estudo para a administração. Numa perspectiva prática, a presente pesquisa evidencia os efeitos negativos do comportamento político, objetivando estimular a gerência, líderes e tomadores de decisão para responder a tais efeitos. Numa perspectiva teórica, as contribuições giram em torno do envolvimento do fator cultural para explicação da ação política. Finalmente, de acordo com os resultados encontrados, a política aparentemente tem importantes impactos nos resultados do trabalho, mesmo na terra do jeitinho.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.