Capital humano, empreendedorismo e desenvolvimento: evidências empíricas nos municípios do Ceará
Palavras-chave:
Capital Humano, Empreendedorismo, Crescimento Econômico, Desenvolvimento, CearáResumo
A contribuição do capital humano para o processo de desenvolvimento econômico das nações já foi objeto de vários estudos desde a década de 1960. Entretanto, a atualização do tema começou na segunda metade dos anos 90 com a necessidade de analisar o papel do empreendedorismo neste processo. Esta pesquisa busca se inserir no contexto dessa atualização, diante de um tema tão pouco explorado na Academia. Portanto, este artigo estuda a influência do capital humano e do empreendedorismo no processo de desenvolvimento econômico. Mais concretamente, o artigo analisa as suas influências na melhoria da qualidade de vida dos municípios do Estado do Ceará. Para o estudo, reuniu-se uma base de dados de indicadores sociais, demográficos, econômicos e de infra-estrutura de todos os 184 municípios cearenses, a partir de dados secundários fornecidos pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e realizaram-se três técnicas de análise para confirmar as hipóteses formuladas com base na literatura publicada: análise fatorial, análise de regressão e modelo de equações estruturais. Os resultados das análises reforçam a hipótese de que a capacidade empreendedora neste Estado tem consistido apenas em mais uma alternativa de trabalho e não como uma contribuição para o desenvolvimento e crescimento econômicos. Entretanto, o capital humano é relevante tanto para explicar o crescimento como o desenvolvimento, tal como obtiveram os trabalhos de Oliveira Silva (2006), Oliveira (2005), Barreto & Almeida (2009) e Lima et al (2008). Tendo por objetivo a integração dos construtos do estudo e análise de suas relações, utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais, fazendo-se uso da técnica de Bootstrapping para verificação do modelo. Desta forma, o modelo estrutural integrou os construtos capital humano e empreendedorismo com crescimento econômico e desenvolvimento. Os dados obtidos no modelo estão coerentes com os resultados da análise de regressão múltipla realizada, confirmando a existência de relação do capital humano com o crescimento econômico e o Desenvolvimento municipal, além de inexistência de relação estatisticamente significante entre a taxa de empreendedorismo com o crescimento econômico e o Desenvolvimento municipal.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.