Impactos das Estratégias de Fusão e Aquisição na Rentabilidade dos Bancos Adquirentes: uma Aplicação dos Modelos de Intervenção no Setor Bancário Brasileiro
Palavras-chave:
fusões e aquisições, modelo de intervenção, impactos, rentabilidade, regressãoResumo
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
- Figura 1: Tipos de combinações estratégicas
- Figura 2: Estrutura da função de transferência
- Figura 3: Séries originais do retorno sobre o ativo (ROA) para os bancos: (1) Banco do Brasil, (2) BCN, (3) Itaú, (4) Bradesco, (5) Sudameris e (6) Unibanco.
- Figura 4: Séries do retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) para os bancos: (1) Banco do Brasil, (2) BCN, (3) Itaú, (4) Bradesco, (5) Sudameris e (6) Unibanco.
- Figura 5: Séries originais do valor econômico adicionado (EVA) para os bancos: (1) Banco do Brasil, (2) BCN, (3) Itaú, (4) Bradesco, (5) Sudameris e (6) Unibanco.
- Figura 6: Função de autocorrelação e autocorrelação parcial para as séries do retorno do ativo (ROA) após o ajuste dos modelos para os bancos: (1) Banco do Brasil, (2) Itaú, (3) Bradesco e (4) Unibanco.
- Figura 7: Função de autocorrelação e autocorrelação parcial para as séries do retorno do patrimônio líquido (ROE) após o ajuste dos modelos para os bancos: (1) Banco do Brasil, (2) Bradesco, (3) Itaú e (4) Unibanco.
- Figura 8: Função de autocorrelação e autocorrelação parcial para as séries do valor econômico adicionado (EVA) após o ajuste dos modelos para os bancos: (1) Banco do Brasil, (2) Bradesco, (3) Itaú e (4) Unibanco.
- Quadro 1: Descrição das variáveis utilizadas nas análises
- Quadro 2: Operações de fusões e aquisições estudadas
- Tabela 1: Resultados das regressões para a rentabilidade do ativo (ROA) para cada um dos bancos
- Tabela 2: Resultados das regressões para a rentabilidade do patrimônio líquido (ROE) para cada um dos bancos
- Tabela 3: Resultados das regressões para o valor econômico adicionado (EVA) para cada um dos bancos
- Tabela 4: Estimativas dos parâmetros ARIMA e das intervenções para a variável retorno do ativo (ROA) para cada um dos bancos
- Tabela 5: Estimativas dos parâmetros ARIMA e das intervenções para a variável retorno do patrimônio líquido (ROE) para cada um dos bancos
- Tabela 6: Estimativas dos parâmetros ARIMA e das intervenções para a variável valor econômico adicionado (EVA) para cada um dos bancos
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.