A internacionalização da indústria calçadista francana

Autores

  • Alfredo José Machado Centro Universitário de Franca
  • Fernando Carvalho de Almeida Universidade de São Paulo

Resumo

Este estudo tem por objetivo investigar, à luz das teorias de internacionalização de empresas, as formas de inserção no mercado externo das indústrias de calçados da cidade de Franca, no Estado de São Paulo, e o estágio atual dessas empresas no processo de internacionalização de suas atividades. Foram enviados questionários às 208 empresas que compõem o universo das pequenas, médias e grandes indústrias de calçados da cidade, com um retorno de 70%. Os resultados apurados permitem afi rmar que elas seguem uma estratégia gradual de inserção no mercado internacional, em consonância com a literatura sobre o processo de internacionalização. A maioria delas se encontra, ainda, nos estágios iniciais desse processo. As principais causas para o lento desenvolvimento dessas empresas no mercado internacional são a utilização de intermediários na comercialização, a não-utilização de marcas próprias e a falta de desenvolvimento de canais próprios de distribuição no exterior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfredo José Machado, Centro Universitário de Franca

Doutor em Administração pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). Vice-reitor do Centro Universitário de Franca (Uni-FACEF).

Fernando Carvalho de Almeida, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração pela Universidade Pierre-Mendès-France. Professor da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2009-01-13