Apropriação dos saberes administrativos: um olhar alternativo sobre o desenvolvimento da área

Autores

  • Amon Narciso de Barros Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rafaela Costa Cruz Universidade Federal de Uberlândia
  • Wescley Silva Xavier Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alexandre de Pádua Carrieri Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gusttavo Cesar Oliveira Lima Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira

Palavras-chave:

Administração, Ensino, Conhecimento/Saber, Foucault, História

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo colocar em relevo uma visão alternativa no que se refere ao estabelecimento dos saberes gerenciais. Busca-se ressaltar a importância dos praticantes para que os saberes administrativos circulassem e, mesmo, chegassem a existir, em um contexto no qual não havia estabelecimentos de ensino superior em administração. Assim, a transmissão destes conhecimentos e a legitimação destes saberes ainda não haviam se integrado às normas de produção de ciência, mas já se estabeleciam por outras vias que não àquelas legitimadas institucionalmente. Em um primeiro momento, considera-se a importância dos estudos que coloquem a administração sob perspectiva histórica, a fim de discutir seu presente com mais apuro. Este é um movimento que vem ganhando força, principalmente internacionalmente, e que recentemente passou a influenciar alguns autores Brasileiros (e.g. COSTA; BARROS; MARTINS, 2010). Em sequência, apresenta-se a perspectiva foucaultiana que subsidiou a reflexão desenvolvida, especialmente a partir das proposições de Foucault (2008; 2009) sobre a formação dos discursos e do estabelecimento dos saberes. Acredita-se que reflexão acerca do estabelecimento de um regime de produção de verdade similar ao da ciência é elemento crucial para se compreender o esquecimento do saber do praticante quando se discorre sobre o desenvolvimento do saber administrativo. Buscou-se, também, trazer elementos que permitissem discutir a formação do campo do saber administrativo e, especialmente, seu desenvolvimento no Brasil. O trabalho chega a conclusão de que embora sejam, em geral, marginalizados, os saberes práticos foram importantes na formação do campo do saber administrativo, principalmente no período que precede seu estabelecimento no interior do regime de produção de verdades científicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amon Narciso de Barros, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (Bolsista da FAPEMIG).

Interesses de pesquisa em movimentos sociais e estudos organizacionais; teoria crítica;  memória da administração.

Rafaela Costa Cruz, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Departamento de Administração da Universidade Federal de Uberlândia

 

Principais interesses de pesquisa: cotidiano e conflito organizacional, representações sociais, memória da administração e antropologia do consumo.

Wescley Silva Xavier, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutorando do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais.

Interesse nas áreas es estudos organizacionais, simbolismo, espaço, memória e história oral.

Alexandre de Pádua Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Minas Gerais

Gusttavo Cesar Oliveira Lima, Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira

Mestre em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais

Professor da Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Itabira da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

 

Interesses de pesquisa: Identidade, História, Memória e Trabalho.

Downloads

Publicado

2011-07-22

Edição

Seção

Gestão Humana e Social