Assédio moral e gestão de pessoas: uma análise do assédio moral nas organizações e o papel da área de gestão de pessoas

Autores

  • Antonio Martiningo Filho Universidade de Brasília
  • Marcus Vinicius Soares Siqueira Universidade de Brasília

Resumo

No presente artigo é feita uma análise do processo de assédio moral nas organizações e do papel da área de gestão de pessoas, principalmente quanto às práticas adotadas para a identificação e gerenciamento de fatores situacionais no ambiente de trabalho, que possam propiciar o surgimento do fenômeno assédio moral. Para cumprirmos esse objetivo, utilizamos um novo enfoque, já que a maioria das pesquisas traz a visão dos funcionários assediados, das vítimas, e, neste trabalho, procuramos analisar a percepção dos gestores sobre o assédio moral no ambiente de trabalho e sobre qual a melhor forma de atuação das organizações para combater sua incidência. No momento em que as empresas buscam uma orientação mais ética e a melhoria do ambiente de trabalho, a discussão deste tema é de grande relevância. Nesse sentido, a pesquisa identificou que nas empresas que possuem políticas claras quanto ao assunto, canais adequados para a comunicação dos casos, estruturas de trabalho menos hierarquizadas e um clima organizacional de confiança e respeito, os funcionários se sentem mais seguros para denunciar os casos de assédio moral no ambiente de trabalho. PALAVRAS-CHAVE Assédio moral; Organização; Trabalho; Gestão; Gestão de pessoas.

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Biografia do Autor

Antonio Martiningo Filho, Universidade de Brasília

Mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador pela Universidade de Brasília (UnB).

Marcus Vinicius Soares Siqueira, Universidade de Brasília

Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Professor Adjunto da Universidade de Brasília (UnB).

Publicado

2008-11-13

Edição

Seção

Apresentação