Criação e teste de um modelo para avaliação de websites de comércio eletrônico

Autores

  • Luiz Antonio Joia Fundação Getulio Vargas
  • Luiz Cláudio Barbosa de Oliveira Fundação Getulio Vargas

Resumo

Este artigo visa desenvolver e testar, quantitativamente, um modelo de avaliação de websites de comércio eletrônico. O estudo tem, portanto, como objetivo a investigação das relações entre a interface de um website de comércio eletrônico e o comportamento do consumidor virtual, com ênfase em sua atitude e intenção de compra. O alvo deste trabalho é, assim, mensurar quais aspectos de uma loja virtual influenciam o usuário no seu processo de compra pela internet. Para realizar esse intento, adaptou-se o modelo de aceitação tecnológica (TAM) ao referencial teórico atual sobre o comportamento do consumidor na internet. O modelo gerado foi, então, testado e validado com base em um estudo empírico, usando-se a técnica de modelagem de equações estruturais (SEM). Para realização do teste de aceitação do modelo proposto, aplicou-se o modelo ao comércio varejista de CD, por ser este um dos principais artigos de venda nesse canal. O estudo conclui, para o comércio eletrônico de CD, que a facilidade de uso, a confiança, e o prazer e a atratividade percebidos pelo usuário no website de venda de CD são aspectos-chave na compreensão de sua atitude e intenção de compra. Ao final, recomendações de práticas gerenciais associadas às conclusões da pesquisa e sugestões de estudos futuros são apresentadas.

PALAVRAS-CHAVE Varejo eletrônico; Comércio eletrônico; Avaliação de websites de comércio eletrônico; Comportamento do consumidor na web; Modelo de aceitação tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Joia, Fundação Getulio Vargas

Doutor em Ciências em Engenharia de Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ). Coordenador do Mestrado Executivo em Gestão Empresarial da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE-FGV).

Luiz Cláudio Barbosa de Oliveira, Fundação Getulio Vargas

Mestre em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE-FGV). Pesquisador da EBAPE-FGV.

Publicado

2008-08-04

Edição

Seção

Apresentação