Uma análise da evolução do Balanced Scorecard como ferramenta de controle de desempenho e sua relação com os indicadores financeiros

Autores

  • Walter Gassenferth Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais
  • Maria Augusta Machado Soares Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais

Palavras-chave:

Balanced Scorecard, Indicadores financeiros, Controle de desempenho

Resumo

Este estudo descritivo estatístico, baseado em uma dissertação de mestrado e em pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral, apresenta a evolução do Balanced Scorecard como ferramenta de controle de desempenho de empresas, de 1998 a 2002, e compara os resultados obtidos com a evolução dos indicadores financeiros mais tradicionais utilizados no mercado, como Ebitda, EVA e CVA. O universo pesquisado foi o das quinhentas maiores empresas privadas que operam no país, com base no critério de classificação das quinhentas maiores que foi adotado pela revista Exame – Melhores e Maiores, de junho de 2000. Partiu-se do pressuposto de que, pelo porte, pelos recursos e pela posição ocupada na economia, essas empresas são líderes em processos de mudanças e exercem forte influência nas práticas de gestão e no direcionamento do ambiente de negócios. A pesquisa realizada foi quantitativa, buscando-se para todas as questões critérios quantificáveis de avaliação. Acredita-se que este estudo será relevante para pesquisadores das áreas de controle de gestão e análise de desempenho, bem como para empresas que estejam considerando o Balanced Scorecard apenas como uma ferramenta de suporte ao desenvolvimento e à implementação da estratégia da empresa. PALAVRAS-CHAVE Balanced Scorecard; Indicadores financeiros; Controle de desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walter Gassenferth, Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais

Graduado em Engenharia Elétrica com Habilitação em Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Administração pelas Faculdades Ibmec-RJ. Gerente de Processos de Governança Corporativa da Diretoria Executiva de Processos da Embratel S.A.

Maria Augusta Machado Soares, Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais

Mestra e doutora em Engenharia Elétrica pela PUC-RJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e Economia das Faculdades Ibmec – RJ.

Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Apresentação