Estudo dos modelos trade-off e pecking order para as variáveis endividamento e payout em empresas brasileiras (2000 – 2006)

Autores/as

  • Marcelino David Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP
  • Wilson Toshiro Nakamura Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Douglas Dias Bastos Faculdade Santa Marcelina

Palabras clave:

Estrutura de Capital, Trade-off, Pecking Order, Payout, Endividamento

Resumen

Este estudo tem como referência os trabalhos realizados por Fama e French (2002) desenvolvido com dados de empresas norte-americanas e por Brito e Silva (2003), elaborado com dados de empresas brasileiras. O trabalho testou as previsões das teorias de trade-off e pecking order sobre endividamento e payout, utilizando a metodologia de Fama e McBeth (1973). Os resultados demonstraram que as empresas brasileiras aumentaram a meta de remuneração, porém ainda distribuem uma proporção pequena dos lucros, se comparados ao  padrão americano, apesar da legislação brasileira ser bastante favorável. Os resultados indicam que o payout é negativamente relacionado com as oportunidades de investimento e que os dividendos não sofrem variação de curto prazo para acomodar os investimentos, conforme defende a teoria do pecking order. A lucratividade demonstrou ser relevante na determinação da política de endividamento, o que indica que as empresas mais lucrativas são menos endividadas, confirmando a pecking order. Além disso, a variável “tamanho” mostrou ser significativa na política de endividamento, o que corrobora as teorias do pecking order e trade-off.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelino David, Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP

Mestre em Administração de Empresas pelo Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professor do Departamento de Pós-Graduação da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).

Wilson Toshiro Nakamura, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Douglas Dias Bastos, Faculdade Santa Marcelina

Mestre em Administração de Empresas pelo Programa do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professor do Departamento de Administração da Faculdade Santa Marcelina.

Publicado

2009-10-23