Marketing interno e cultura organizacional: um estudo de caso em empresa de multi marcas

Autores/as

  • Andrea Kassouf Pizzinatto Universidade Metodista de Piracicaba
  • Nádia Kassouf Pizzinatto Universidade Metodista de Piracicaba
  • Antonio Carlos Giuliani Universidade Metodista de Piracicaba
  • Nivaldo Kassouf Pizzinatto Universidade Metodista de Piracicaba

Resumen

Não há planejamento que sobreviva, dentro das organizações, a um organismo social sem espírito de equipe, iniciativa, ou atuando sem a definição de valores por seus dirigentes. Em suma, sem diretrizes que componham a sua cultura organizacional. A análise da cultura organizacional permite a identificação de disfunção nos fatores culturais que estão interferindo no clima organizacional e, por conseqüência, no relacionamento entre as pessoas, prejudicando sua produtividade e o bom andamento dos trabalhos. Este estudo objetivou examinar a contribuição da cultura organizacional ao desenvolvimento de programas de marketing interno, filosofia empresarial da área de marketing, buscando o comprometimento dos funcionários com as metas da organização. Como referencial da prática, baseou-se em estudo de caso realizado na Comercial Importadora Ltda., empresa de multimarcas, com 35 funcionários, localizada em Piracicaba – São Paulo. Como resultados, o estudo possibilitou uma análise de como a cultura organizacional contribui para o uso de técnicas de marketing interno, mostrando a aplicabilidade prática dos dois conceitos.

PALAVAS-CHAVE: Marketing interno; Cultura organizacional; Diagnóstico.

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Biografía del autor/a

Andrea Kassouf Pizzinatto, Universidade Metodista de Piracicaba

Administradora. Especialista em Marketing – FGV. Mestranda em Administração pela Unimep. Professora de graduação e pós-graduação na área de marketing e orientação de estágio. Atuação nas Universidades Salesianas Dom Bosco – Unisal, Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba-SP – Fumep, Universidade Paulista – Unip – e Senac. Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep

Nádia Kassouf Pizzinatto, Universidade Metodista de Piracicaba

Administradora e economista – UNIMEP. Doutora, Mestre e Especialista em Administração – EAESP/FGV. Professora dos Cursos de Mestrado da Unimep. Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep

Antonio Carlos Giuliani, Universidade Metodista de Piracicaba

Administrador de Empresa, mestre e doutor em Administração – Unimep. Professor e coordenador Mestrado Stricto Sensu em Administração – Unimep. Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep

Nivaldo Kassouf Pizzinatto, Universidade Metodista de Piracicaba

Publicitário, mestrando em Administração de Empresas pela Universidade Metodista de Piracicaba Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep

Publicado

2008-07-23

Número

Sección

Apresentação