Formação baseada em competências? Um estudo em cursos de Graduação em Administração

Autores/as

  • Simone Costa Nunes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Allan Claudius Queiroz Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Competencies, Education, Undergraduate courses, Pedagogical project, Business Administration.

Resumen

Recentes propostas de mudanças na educação nacional, que acompanham tendências internacionais da Educação para o século XXI, vêm incorporando a noção de competências como norteadora da organização curricular e dos projetos pedagógicos em todos os níveis da educação no País. Diante desse cenário, propõe-se um estudo acerca da inserção dessa “noção” em cursos de graduação em Administração, visando contribuir com as reflexões acerca da formação de competências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em estudo de casos múltiplos, em oito Instituições de Educação Superior localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os resultados apontam que há uma tendência à adoção do modelo de transmissão de conhecimentos em detrimento da formação de competências. Além disso, não se verificou a existência de uma proposta capaz de articular as competências a serem desenvolvidas com a prática docente. Nesse sentido, não se pode afirmar que os cursos estejam voltados para formar competências nos alunos.

 

PALAVRAS-CHAVE

Competências; Educação; Graduação; Projeto Pedagógico; Administração.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Simone Costa Nunes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora adjunta III do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Allan Claudius Queiroz Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professor associado II da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Publicado

2009-08-20

Número

Sección

Gestión Humana y Social