Rede de co-autorias entre docentes de programas brasileiros de pós-graduação (stricto sensu) em administração: aspectos estruturais e dinâmica de relacionamento

Autores/as

  • Cristiane Marques de Mello Faculdade Integrado de Campo Mourão
  • João Marcelo Crubellate Universidade Estadual de Maringá
  • Luciano Rossoni Universidade Positivo

Resumen

Este artigo descreve e analisa características e mudanças ocorridas na configuração da rede de co-autorias formada por professores de programas brasileiros de pós-graduação (stricto sensu) em Administração no período de 2001 a 2006. O referencial empírico compreendeu 703 professores vinculados a programas nacionais de pós-graduação em Administração. Para a análise das redes sociais e co-autorias das publicações utilizamos os softwares UCINET 6 e PAJEK 1.21. Houve significativo crescimento no número de co-autorias de um triênio para o outro (2001-2003 e 2004-2006). O aumento na interação entre pesquisadores pode ter ocorrido devido a mudanças nos critérios de avaliação da Capes, formação de novos grupos de pesquisa e/ou amadurecimento dos já existentes, busca por maior qualidade das pesquisas, elevação do grau de especialização no campo científico, metodologia predominante nas disciplinas, dentre outros. Os resultados sugerem que a área está aquiescendo às exigências dos órgãos oficiais de credenciamento da pós-graduação. 

 

Palavras-chave: redes sociais; pós-graduação; docentes; produção científica; co-autorias

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristiane Marques de Mello, Faculdade Integrado de Campo Mourão

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão e da Faculdade Integrada de Campo Mourão.

João Marcelo Crubellate, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getulio Vargas (FGV). Professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Luciano Rossoni, Universidade Positivo

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Programa de Doutorado e Mestrado da Universidade Positivo.

Publicado

2009-08-20

Número

Sección

Recursos y Desarrollo de Negocios