Uma investigação sobre o ator consumidor na rede de pirataria e uma proposta de alternativa de estratégia de combate

Autores/as

  • Ernesto Michelangelo Giglio Universidade Paulista
  • Arnaldo Luiz Ryngelblum Universidade Paulista

Palabras clave:

Desenvolvimento empresarial, Redes de negócios

Resumen

O objetivo deste artigo é investigar as percepções e representações sociais do consumidor na rede de pirataria e propor uma alternativa de princípio estratégico de combate a esse comércio ilegal a partir de um modelo de rede que inclui o ator consumidor. A afirmativa básica é que a pirataria se organiza no formato de rede, onde o consumidor é um ator importante; que mantém a rede devido às suas específicas percepções e representações sociais sobre o governo, sobre as empresas fabricantes, sobre os camelôs e sobre si próprio; percepções estas que abrangem mais do que o preço, que é o fator mais pesquisado no tema de pirataria. A base teórica de apoio é o conceito de rede social que existe como pano de fundo nas redes de negócios, com seus fatores de interdependência, comprometimento, expectativas e representações sociais, bem como o conceito de , que é a unidade de estudo das redes. Realizou-se uma pesquisa com grupos de adolescentes e adultos e os dados mostraram a presença de representações sociais positivas sobre a ponta da pirataria, que é o camelô; e representações sociais negativas sobre o governo e as empresas que combatem a ilegalidade. Nas conclusões mostra-se que há um ganho de compreensão quando se inclui o ator consumidor na rede, tanto no que se refere à manutenção do comércio pirata, quanto às estratégias de combate. Como conclusão secundária importante, considerando os resultados abaixo do esperado por parte do governo no combate à pirataria, sugere-se um princípio estratégico a partir das redes sociais. A premissa da proposta é que só se combate uma rede a partir de outra rede, conforme atestam alguns exemplos de organizações sociais e comerciais.

 

Palavras chave

Consumidor, pirataria, redes, estratégias de combate

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Biografía del autor/a

Ernesto Michelangelo Giglio, Universidade Paulista

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Paulista (Unip).

Arnaldo Luiz Ryngelblum, Universidade Paulista

Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV). Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Paulista (Unip).

Publicado

2009-06-14

Número

Sección

Recursos y Desarrollo de Negocios