A economia do software de fonte aberta: razões que levam os desenvolvedores de software a participar das comunidades de fonte aberta

Autores/as

  • Cristiane Sônia Arroyo Universidade de São Paulo
  • Edgard Monforte Merlo Universidade de São Paulo
  • André Xavier Simões Universidade de São Paulo

Resumen

Atualmente o desenvolvimento de software é uma das atividades econômicas de maior evidência no mundo dos negócios internacionais. Grandes fortunas e corporações, como a Microsoft, se fizeram com o desenvolvimento e a venda de software proprietário. Nos últimos anos, contudo, tem ocorrido grande aumento do interesse no desenvolvimento do software livre, pois a expansão de seu uso o levou a ser competitivo e até dominante em algumas áreas. Do ponto de vista econômico, o comportamento dos programadores e das companhias comerciais empenhadas em projetos de fonte aberta é intenso. Por que programadores e grandes empresas investiriam tempo e dinheiro em um projeto que não poderiam vender, para obter retornos financeiros imediatos, nem poderiam registrar direitos de propriedade sobre seu trabalho? O objetivo deste artigo foi buscar e discutir as razões que levam empresas e profissionais a participar das comunidades de software de fonte aberta. Além disso, estabeleceu- se, por meio do estudo de caso das empresas Red Hat e Grisoft, a diferença entre software livre e gratuito.

PALAVRAS-CHAVE: Software livre; Comunidade de fonte aberta; Economia de contribuição.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristiane Sônia Arroyo, Universidade de São Paulo

Mestre em Ciências pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, São Carlos, Universidade de São Paulo. Doutoranda em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Edgard Monforte Merlo, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto.

André Xavier Simões, Universidade de São Paulo

Graduado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto.

Publicado

2008-07-22

Número

Sección

Apresentação