Uma metodologia de ensino de lógica aplicada em cursos de ciências humanas

Autores/as

  • Denis Silva da Silveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Eliane Maria Loiola Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Simone Bacellar Leal Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumen

O impacto causado pelo uso de novas tecnologias nos diversos setores da atividade econômica requer profundas transformações no processo pedagógico dos cursos superiores de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, trazendo dificuldade e insegurança para os educadores e coordenadores de instituições de ensino superior. Para alcançar um conhecimento das tecnologias correntes, que possa ser aplicado na solução de problemas reais de diversas naturezas, torna-se essencial o ensino de conceitos fundamentais de Lógica Aplicada tradicionalmente presentes em cursos de Ciências da Computação, proporcionando uma formação teórica, o desenvolvimento de raciocínio lógico e formal e de habilidades práticas bastante exigidas no mercado de trabalho. Apresentamos uma metodologia para o ensino de conceitos fundamentais de Lógica Formal Aplicada que vem sendo usada em cursos de graduação em Administração e Economia, com o propósito de colaborar na construção de um novo paradigma de ensino de tecnologia, que se aplica a diversas áreas de atuação, e contribuir para o aprimoramento do processo pedagógico desses cursos.

PALAVRAS-CHAVE

Lógica; raciocínio lógico; metodologia; algoritmo e ensino de tecnologia; ensino da administração.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Denis Silva da Silveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor assistente da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Eliane Maria Loiola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora assistente da Faculdade de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Simone Bacellar Leal Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professora adjunta II da Faculdade de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicado

2009-04-17

Número

Sección

Apresentação