As estratégias da microempresa varejista e seus estágios de informatização

Autores/as

  • Roberto Antônio Hoffmann Universidade de União da Vitória
  • Valmir Emil Hoffmann Universidade do Vale do Itajaí
  • Everton Luis Pellizzaro de Lorenzi Cance Universidade do Vale do Itajaí

Resumen

Usualmente, os estudos relacionados à estratégia organizacional verificam como os comportamentos estratégicos (MILES; SNOW, 1978) são abordados pelas organizações. Este trabalho contrapõe tais comportamentos aos estágios de informatização detectados, visando à possibilidade de o comportamento estratégico da empresa influenciar ou não sua percepção da tecnologia da informação (TI). A determinação do estágio de informatização em que as empresas desta pesquisa se encontravam foi embasada nos processos de absorção da TI, elaborados por Nolan (1979), nos quais se detectou predominância de abstenções (não uso) e estágios mais avançados (controle), desmistificando a fase de iniciação como proeminente. O comportamento estratégico predominante detectado foi o defensivo. Com base nos elementos diagnosticados (estágio e comportamento), verificouse a correlação entre eles por meio de um teste ANOVA, que indicou, de forma conclusiva, a existência dessa dependência nas variáveis envolvidas, resultando que as empresas pesquisadas podem estar utilizando a informatização como uma ferramenta estratégica.

PALAVRAS-CHAVE

Tecnologia da informação (TI); Estratégia; Microempresa; Informatização; Varejo.

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Biografía del autor/a

Roberto Antônio Hoffmann, Universidade de União da Vitória

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Professor e vice-coordenador do Departamento de Administração do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv).

Valmir Emil Hoffmann, Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Zaragoza. Professor da Faculdade de Administração e Turismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Everton Luis Pellizzaro de Lorenzi Cance, Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Publicado

2009-04-17

Número

Sección

Apresentação