Comparação dos modelos de avaliação de empresas com base no fluxo de caixa descontado e no lucro residual: estudo de caso de uma empresa de energia elétrica

Autores/as

  • Valter Saurin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Lúcia Miranda Lopes Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Newton Carneiro Affonso da Costa Junior Universidade Federal de Santa Catarina

Resumen

Na metodologia de avaliação de empresas destacam-se como clássicos os modelos baseados no fluxo de caixa descontado e no lucro residual. Cada modelo tem suas características e fornece uma informação diferenciada, mas teoricamente devem proporcionar resultados financeiros equivalentes, se for empregada à mesma base de dados. O objetivo deste estudo é verificar se, com a utilização da mesma base de dados, os modelos do fluxo de caixa, descontado e do lucro residual, proporcionam resultados equivalentes ou se existem conflitos metodológicos entre eles. Efetuou-se a análise de um caso real, de uma empresa de utilidade pública, empregando-se o modelo do fluxo de caixa descontado e do lucro residual comparando-se os resultados com o preço negociado, ajustado para representar 100% do capital próprio. Os resultados mostraram diferenças significativas entre os valores calculados e entre estes e o preço de venda da empresa em estudo.

PALAVRAS-CHAVES Avaliação de empresas; Avaliação de investimento; Metodologia de avaliação de empresas; Lucro residual; Fluxo de caixa descontado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valter Saurin, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Professor do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ana Lúcia Miranda Lopes, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Newton Carneiro Affonso da Costa Junior, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Professor Associado do Centro Sócio-Econômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Publicado

2009-04-03

Número

Sección

Apresentação