Mecanismos de aprendizagem em organizações: desenvolvimento e validação de uma escala de medida

Autores/as

  • Antonio Isidro da Silva Filho Centro Universitário de Brasília

Resumen

O presente estudo objetivou desenvolver e validar a Escala de Mecanismos de Aprendizagem em Organizações (Emao). A partir da Measurement Scale of Organizational Learning de López, Peón e Ordás (2005), composta dos fatores aquisição do conhecimento, distribuição, interpretação e memória organizacional, foi realizada a tradução dos itens da língua inglesa para o português e adequação de linguagem para a cultura brasileira. Feito isso, realizou-se a análise de construto e semântica dos itens; e dos 25 itens originais, 22 permaneceram para validação empírica da escala. Quinhentos e vinte e dois funcionários de uma instituição financeira com sede em Brasília (DF) responderam ao instrumento de pesquisa. Após as análises fatoriais, identificou-se a melhor solução (rotação Varimax) com três fatores, de KMO igual a 0,92. Os fatores foram denominados: Aquisição Interna e Externa de Conhecimentos (7 itens, Q = 0,81), Compartilhamento de Conhecimentos (11 itens, Q = 0,87) e Codificação e Controle de Conhecimentos (4 itens, Q = 0,71). Concluindo o estudo, descrevem-se recomendações para futuras pesquisas visando ao melhoramento da escala validada, bem como à realização de estudos que verifiquem as relações entre mecanismos de aprendizagem em organizações com outras variáveis da literatura de comportamento organizacional.

PALAVRAS-CHAVE Aprendizagem em organizações; Mecanismos de aprendizagem em organizações; Comportamento organizacional; Escala de medida; Validação de medidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Isidro da Silva Filho, Centro Universitário de Brasília

Mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Professor adjunto da Faculdade de Ciências da Saúde e Educação do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

Publicado

2009-04-03

Número

Sección

Apresentação