La Creación de Empresas por Mujeres: un Estudio con Emprendedoras en Natal, Rio Grande do Norte

Autores/as

  • Hilka Vier Machado Universidade Estadual de Maringá
  • Miguel Eduardo Moreno Anez Universidade Federal do Rio Grande do Nortte
  • Sebastião Gazola Universidade Estadual de Maringá

Palabras clave:

empreendedorismo, empreendedoras, criação de empresas.

Resumen

Empreendedoras iniciam negócios predominantemente nos setores de comércio e serviços (RICHARDSEN; BURKE, 2000; SANNER, 2000; SOLTESZ, 2000), sendo geralmente pequenos negócios (BAYGAN, 2000; BOCHNIARZ, 2000; RICHARDSEN; BURKE, 2000; SANNER, 2000; ZAPALSKA, 1997) e a maioria desses negócios não começam com mais do que dez empregados (MORRIS et AL, 2006). Mulheres encontram dificuldades para empreender, tais como: longas horas de trabalho, pressões familiares, conflitos com sócios e pouco acesso a financiamentos e a redes (LITUCHY; REAVLWY, 2004; MATHEW, 2010; WINN, 2005). No entanto, há pouco conhecimento sobre aspectos associados à criação de empresas. Assim, o objetivo desta pesquisa foi compreender as condições antecedentes à criação das empresas, bem como as razões e dificuldades encontradas por mulheres para criação das empresas. Avaliou-se ainda a relação entre dificuldades e o montante do capital inicial. A pesquisa foi feita em Natal, capital do Rio Grande do Norte. A técnica de amostragem foi a não probabilística por julgamento e a amostra aleatória simples foi constituída por 96 empreendedoras. O instrumento para coletar dados foi um questionário estruturado. A análise dos dados foi feita por meio da estatística descritiva, incluindo média ponderada, correlação linear e análise de freqüências simples. Ademais, utilizou-se análise de clusters para identificar grupos de atributos similares usando o Software Statistica 8.0. Para investigar relação entre as dificuldades encontradas e o capital inicial utilizou-se o coeficiente de correlação linear de Pearson. Entre os resultados obtidos ressalta-se, o reduzido capital inicial e a abertura inicial da empresa na informalidade por 37 empreendedoras. Quanto às razões para abrir a empresa, o estudo mostrou um grupo de fatores: estava insatisfeita com o trabalho anterior; queria ganhar dinheiro e queria ganhar muito dinheiro. As dificuldades para a criação do negócio foram: a falta de experiência no ramo e de tempo para participar em redes, dificuldade em obter capital inicial e falta de apoio da família. Esses resultados reforçam a premissa que a forma de criação de negócios por mulheres pode contribuir para o crescimento reduzido dessas empresas.

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Biografía del autor/a

Hilka Vier Machado, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Mestrado em Administração da Universidade Estadual de Maringá.

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC

Miguel Eduardo Moreno Anez, Universidade Federal do Rio Grande do Nortte

Doutor em Administração pela EAESP/SP

Professor do Departamento de Administração da UFRN

Campus Universitário Lagoa Nova

Avenida senador Salgado Filho, s/n Edifício CCSA, Campus UFRN

CEP 59072-970

Interesses de pesquisa: Estratégia

Sebastião Gazola, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Professor do Departamento de Estatística da UEM – Centro de Ciências Exatas

Publicado

2013-03-06

Número

Sección

Recursos y Desarrollo de Negocios