O capital social e a arte de exportar na experiência do nordeste i taliano: possibilidades de desdobramentos?

Autores/as

  • Ana Sílvia Rocha Ipiranga Universidade de Bolonha

Resumen

Considerando a lógica espacial e o território como dimensão de análise, o trabalho propõe uma leitura do modelo italiano de organização das micros, pequenas e médias empresas - os "distritos industriais" -, privilegiando as discussões atinentes ao "capital social" e à "arte de exportar" que vem distinguindo esses territórios produtivos. Neste âmbito se traça um percurso evolutivo ao interno, do qual é possível distinguir formas de organização do processo de transformação e desenvolvimento de um sistema distrital, a partir da consideração dos seus elementos mais paradigmáticos. A última seção põe em debate algumas características do desenvolvimento local, expondo por fim diferentes idéias e hipóteses de experimentação para a elaboração de projetos, visando a promoção de uma ambiência comunitária favorável ao desenvolvimento dos distritos industriais.

PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento Local; Organização das Micros, Pequenas e Médias Empresas; Capital Social; Arte de Exportar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Sílvia Rocha Ipiranga, Universidade de Bolonha

Programa de Pós-Graduação em Administração/Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Integrante do Corpo de Consultores do Istituto di Studi Multidisciplinari nelle Organizazzioni (ISMO) de Milão. Professora Titular e Doutora em Psicologia do Trabalho e da Organização pela Universidade de Bologna (Itália)

Publicado

2008-06-27

Número

Sección

Apresentação