Re-construção e validação de um inventário de socialização organizacional

Autores/as

  • Livia de Oliveira Borges Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fábio Henrique Vieira de Cristo e Silva Universidade de Brasília
  • Simone Lopes de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Alessandra Silva de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Validação de Escala, Análise Fatorial, Socialização Organizacional, Mensuração, Avaliação Psicológica.

Resumen

Planejou-se a presente pesquisa com o objetivo de reconstruir e validar um questionário de socialização organizacional para funcionários do setor público. Partiu-se de questionário de socialização organizacional já validado anteriormente, confrontando-o com revisão da literatura, que revelou, nos últimos 15 anos, maior ênfase na proatividade dos indivíduos, bem como na importância atribuída ao acesso a informações. Para reconstruir os itens do Inventário de Socialização Organizacional, explorou-se a linguagem de servidores em entrevistas prestadas a estudo antecedente. Reconstruíram-se os itens, tendo em vista mensurar oito fatores hipotéticos da socialização organizacional: competência, proatividade, qualificação, objetivos e valores organizacionais, história da organização, políticas, domínio da linguagem e integração com pessoas. O novo instrumento ficou com 54 itens e foi aplicado a 903 servidores públicos de duas instituições públicas. As respostas aos questionários foram submetidas à análise fatorial (técnica dos eixos principais e com rotação oblíqua), tendo sido encontrados sete fatores: Acesso às Informações (a = 0,78; r2 = 0,24); Competência e Proatividade (a = 0,81; r2 = 0,06); Integração com as Pessoas (a = 0,81; r2 = 0,06); Não Integração com a Organização (a = 0,70; r2 = 0,04); Qualificação Profissional (a = 0,71; r2 = 0,03); Objetivos e Valores Organizacionais (a = 0,81; r2 = 0,03); e Linguagem e Tradição (a = 0,83; r2 = 0,03). A estrutura fatorial encontrada corrobora parcialmente o conjunto de fatores hipotéticos e sugere que o questionário apresenta validade e consistência satisfatória, sendo melhor do que o anteriormente disponível.

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Biografía del autor/a

Livia de Oliveira Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Brasília (UnB).Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Fábio Henrique Vieira de Cristo e Silva, Universidade de Brasília

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasília (UnB).

Simone Lopes de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação Integrado em Psicologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRGN).

Alessandra Silva de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Integrado em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRGN).

Publicado

2010-05-05

Número

Sección

Gestión Humana y Social