Práticas didático-pedagógicas no ensino de empreendedorismo em cursos de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais

Autores/as

  • Daniel Christian Henrique Centro Universitário Curitiba
  • Sieglinde Kindl da Cunh Universidade Positivo

Resumen

Este artigo tem por objetivo realizar um estado-da-arte de práticas didático-pedagógicas utilizados no ensino de empreendedorismo nos cursos de graduação e pós-graduação nacionais e estrangeiros. Inicialmente, foi desenvolvido o histórico do ensino de empreendedorismo nas instituições de ensino superior (IES) e sua importância no desenvolvimento socioeconômico dos países e na geração de inovações, seguido por uma explanação de sua situação atual no mundo e no Brasil. Em um segundo momento foi delineada a metodologia, buscando analisar as principais publicações sobre o tema ensino de empreendedorismo. Pesquisaram-se, em todo o seu conteúdo de publicação, os anais: Enanpad e Egepe; e os periódicos internacionais: Journal of Business Venturing e Education + Training. Foram revisadas, ainda, publicações dos autores nacionais e estrangeiros mais conceituados sobre o assunto, assim como outros importantes periódicos internacionais que abordam a temática da formação empreendedora, mas não por meio de uma revisão geral das publicações. Os principais resultados demonstram: que as IES estão implantando o ensino de empreendedorismo em suas grades curriculares em sinergia com as metodologias e práticas didático-pedagógicas mais eficazes para seu aprendizado, mas sem deixar de lado, em muitas ocasiões, os métodos tradicionais de ensino; o docente deve estabelecer um equilíbrio entre o papel de facilitador do processo de aprendizagem e de professor; experiências passadas e trabalho em pequenas empresas ou em consultorias juniores auxiliam o discente no processo de aprender a empreender. Ressalta-se, ainda, que as incubadoras são essenciais para implantação dos planos de negócios desenvolvidos pelos alunos.

PALAVRAS-CHAVE Práticas didático-pedagógicas; Educação empreendedora; Empreendedorismo; Pós-graduação; Educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniel Christian Henrique, Centro Universitário Curitiba

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Bacharel em Economia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor no Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA).

Sieglinde Kindl da Cunh, Universidade Positivo

Doutora em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade de Campinas (UNICAMP). Professora/Pesquisadora pela Universidade Positivo.

Publicado

2008-11-13

Número

Sección

Apresentação