Perfil profissional e práticas de docência nos cursos de administração: por onde andam as novas tecnologias do ensino superior?

Autores/as

  • Antônio João Hocayen-da-Silva Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná
  • Marcos de Castro Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Cristiano de Oliveira Maciel Faculdade OPET

Resumen

Com base em uma investigação com os docentes do curso de administração, a presente pesquisa busca evidenciar prováveis relações entre o perfil profissional dos pesquisados e suas práticas de docência, mais especificamente as tecnologias de ensino e avaliação. Essas relações foram exploradas por meio de um levantamento com cerca de 200 docentes. O artigo inicia com breve panorama da atual realidade do curso de administração no País. Na seqüência são discutidos o perfil dos docentes em administração, suas práticas de docência e as implicações desses elementos na qualidade do ensino em administração. Após as explanações iniciais, são apresentadas as análises dos dados e os resultados da pesquisa. Com o uso de estatísticas descritivas realizou-se a perfilação dos especialistas, mestres e doutores e a descrição das práticas de ensino e avaliação. Para o teste de diferenças das proporções foi realizado o teste Qui Quadrado. Por fim, o artigo encerra com as considerações finais à luz dos achados empíricos do estudo, tecendo apontamentos mais gerais no que concerne à questão da qualidade do ensino superior na área de administração.

PALAVRAS-CHAVE: Perfil; Práticas de docência; Novas tecnologias de Ensino; Cursos de administração; Educação superior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antônio João Hocayen-da-Silva, Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor da Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná.

Marcos de Castro, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Cristiano de Oliveira Maciel, Faculdade OPET

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor de Ensino Superior do Grupo Educacional Uninter/Faculdade OPET.

Publicado

2008-11-13

Número

Sección

Apresentação