O uso do computador na análise de dados qualitativos: questões emergentes

Autores/as

  • Maria Campos Lage Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Arilda Schmidt Godoy Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumen

A sigla CAQDAS (Computer Aided Qualitative Data Analysis Software) designa softwares criados para auxiliar na análise de dados qualitativos. Alguns autores possuem opiniões favoráveis acerca da utilidade, efi cácia e facilidade de uso desses softwares, outros demonstram dúvidas em relação aos benefícios conseguidos, gerando polêmica e tornando oportuna a criação de um espaço para discussão do tema. O objetivo deste trabalho é apresentar e analisar os principais aspectos envolvidos nesse debate, levando em consideração as opiniões e os argumentos “favoráveis” e “contrários” ao uso de CAQDAS. Para atender a esse propósito, foi realizada uma revisão bibliográfi ca centrada na análise de quatro aspectos: a utilidade do gerenciamento de dados pelo computador, a possibilidade de maior interação do pesquisador com seus dados, a facilitação do processo de comunicação entre pesquisadores e a existência de viés no processo analítico. Discutem-se também algumas experiências nacionais recentes de uso de CAQDAS em pesquisas na área de administração. PALAVRAS-CHAVE Pesquisa qualitativa; Análise de dados; Computador; Software; CAQDAS.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Campos Lage, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Professora pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Arilda Schmidt Godoy, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Publicado

2008-10-21