Pesquisas de concepção como uma alternativa para o campo da estratégia

Autores/as

  • Luciano Barin Cruz Universidade de Fortaleza
  • Eugenio Avila Pedrozo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumen

A multiplicação de pesquisas na área de administração se acentua nos últimos anos, em alguns casos com certa falta de rigor na defi nição da postura epistêmico- metodológica adotada pelos pesquisadores. Nesse cenário, nota-se que a tradição das pesquisas em administração e mais especificamente em estratégia mostra uma predominância de trabalhos de cunho positivista. Um importante avanço para a área estaria justamente na busca por posturas alternativas e adaptadas a suas necessidades. Objetiva-se aqui justamente sugerir uma dessas alternativas, ou seja, propor uma postura epistemológica de concepção e uma possível condução metodológica dessa postura. Assim, o presente artigo traz três contribuições principais: 1. destaca a importância de adicionar a discussão epistemológica nos estudos e nas pesquisas em estratégia, 2. dispõe de novas classifi cações epistemológicas e/ou metodológicas para representar mais fi elmente as várias etapas de pesquisas no campo da estratégia, e 3. propõe uma metodologia que permite operacionalizar as situações de pesquisa vividas no campo da estratégia.

PALAVRAS-CHAVE Epistemologia; Metodologia; Postura de concepção; Administração; Estratégia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciano Barin Cruz, Universidade de Fortaleza

Doutor em Ciências de Gestão pela Université Jean Moulin Lyon III (França) e doutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Curso de Mestrado em Administração da Universidade de Fortaleza (CMA-Unifor).

Eugenio Avila Pedrozo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração de Empresas pelo Institut National Polytechnique de Lorraine (França). Diretor do Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Cepan-UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA-UFRGS). Professor do Programa do Curso de Mestrado e Doutorado em Agronegócios (Cepan-UFRGS).

Publicado

2008-10-21