Publicar é difícil ou faltam competências? O desafio de pesquisar e publicar em revistas científicas na visão de editores e revisores internacionais

Autores/as

  • Fernando A. Ribeiro Serra Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Gabriela Gonçalves Fiates Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Manuel Portugal Ferreira Instituto Politécnico de Leiria

Resumen

Estudantes de doutorado e pesquisadores em todo o mundo enfrentam o desafi o de publish or perish. Considerando que pesquisadores são avaliados por sua produtividade, a publicação de artigos em revistas indexadas e bem qualifi cadas é imprescindível. No entanto, nem sempre essa tarefa é fácil, já que o índice de re jeição de artigos para publicação vem crescendo anualmente, assim como o tempo médio entre a submissão e as avaliações de um trabalho que pode ou não resultar em publicação. Este artigo tem por objetivo identifi car os principais mo - ti vos para a recusa de trabalhos brasileiros, na área de administração, em pe - riódicos internacionais e sugerir como melhorar a efetividade dos autores no de - senvolvimen to de seus originais. O artigo é descritivo e exploratório, com abor da gem qualitativa de cunho refl exivo e crítico. Apresentaremos algumas recomendações de editores e revisores de periódicos internacionais para o desenvolvimento de artigos de maior qualidade e para a criação de um pipeline de pesquisa. Pretendemos, assim, contribuir para que os pesquisadores desenvolvam investigação científi ca mais relevante. PALAVRAS-CHAVE Pesquisa; Publicação; Administração de empresas; Periódicos internacionais; Elaboração de artigos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando A. Ribeiro Serra, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutor em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professor e pesquisador do mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), e coordenador e professor da Unisul Business School.

Gabriela Gonçalves Fiates, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora do mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e professora da Unisul Business School.

Manuel Portugal Ferreira, Instituto Politécnico de Leiria

PhD em Administração pela Universidade de Utah. Professor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e do Instituto Politécnico de Leiria.

Publicado

2008-10-21