Atitudes em relação a produtos brasileiros: uma investigação com estudantes holandeses

Autores/as

  • Janaina de Moura Engracia Giraldi Universidade de São Paulo
  • Ana Akemi Ikeda Universidade de São Paulo
  • Dirceu Tornavoi de Carvalho Universidade de São Paulo

Resumen

Pelo fato de a atividade de comércio internacional estar se tornando uma parte central da economia mundial, existe uma necessidade cada vez maior de estudar as atitudes dos consumidores com relação a produtos domésticos e estrangeiros. Nesse sentido, o presente artigo explora como um segmento de consumidores estrangeiros avalia alguns produtos brasileiros: carne bovina, frutas frescas, calçados e móveis. Os objetivos são verificar as atitudes com relação aos produtos brasileiros citados e as possíveis diferenças nas atitudes. Para tanto, é empreendida uma pesquisa descritiva, coletando dados pelo método transversal simples de uma amostra da população de estudantes universitários holandeses. Em conclusão, verificou-se que os produtos brasileiros analisados possuem diferentes avaliações dos respondentes, com exceção das atitudes relacionadas aos móveis e à carne bovina. Os produtos que obtiveram as melhores avaliações foram as frutas frescas, e os que receberam as piores avaliações foram os calçados, porém o estudo também mostrou que os calçados recebem avaliações mais positivas daqueles respondentes que disseram conhecer o produto.

Palavras-chave: Atitudes; Comportamento do consumidor; Produtos brasileiros; Exportação; Marketing internacional.

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Biografía del autor/a

Janaina de Moura Engracia Giraldi, Universidade de São Paulo

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professora Doutora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FEA-RP).

Ana Akemi Ikeda, Universidade de São Paulo

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professora Livre-Docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Dirceu Tornavoi de Carvalho, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor Livre-Docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FEA-RP).

Publicado

2008-08-28

Número

Sección

Apresentação