Estratégia de marketing como um diferencial na escolha do supermercado de bairro

Autores/as

  • Tatiana Silva de Queiroz Universidade Potiguar
  • Tereza de Souza Universidade Potiguar
  • Reidson Pereira Gouvinhas Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumen

O objetivo desta pesquisa consiste em estudar as estratégias de marketing de varejo como fator que atrai o consumidor a um supermercado de bairro, na cidade de Natal. Dessa forma, o trabalho consiste em uma amostra não-probabilística por quota, em que a entrevista utilizou a metodologia survey, com questionamentos diretos aos clientes, apoiada em uma escala de Likert, auxiliando o processo. Por meio da análise estatística utilizando o método qui-quadrado, verificou-se a existência de dependência entre as variáveis. Os resultados indicam que as características dos clientes estão mudando, implicando investimentos estruturais apropriados para satisfazer às novas exigências, entre as quais o atendimento aparece como o item mais valorizado (19%), vindo em seguida o fator proximidade da residência (15%). Os resultados mostram também a existência de variáveis que exercem inf luência na escolha do cliente e que ainda são pouco exploradas pelos gerentes das lojas. Palavras-chave Estratégia; Marketing; Diferencial; Varejo; Supermercado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tatiana Silva de Queiroz, Universidade Potiguar

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade Potiguar (UnP).

Tereza de Souza, Universidade Potiguar

Doutora em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo/Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV). Professora do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar (UnP).

Reidson Pereira Gouvinhas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Engenharia de Produção pela Cranfield University – Inglaterra. Professor Associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Publicado

2008-08-28

Número

Sección

Apresentação