Os efeitos da produtividade e escala no desempenho financeiro das empresas de Tecnologia de Informação

Autores/as

  • Luiz Artur Ledur Brito Fundação Getulio Vargas
  • Fernando Coelho Martins Ferreira Universidade Presbiteriano Mackenzie

Resumen

As empresas da nova economia são realmente diferentes? Este trabalho tem como objetivo investigar a estrutura de variabilidade do desempenho financeiro das empresas de tecnologia de informação (TI) no Brasil e determinar a relação entre o desempenho financeiro e dois fatores específicos à empresa: economias de escala e produtividade. Foram utilizados dados secundários sobre as duzentas maiores firmas de TI do Brasil nos anos de 2000 a 2004. A análise utilizou as técnicas de componentes de variância e regressão múltipla. A estrutura de variabilidade do desempenho foi muito similar às empresas de outros setores, indicando uma predominância do efeito empresa individual e limitados efeitos ano e setor. Esses achados podem levantar um questionamento sobre a “distinção” da nova economia. Os resultados também indicaram um efeito significativo da produtividade sobre o desempenho, mas o mesmo não se observa na escala. Discute-se a significância prática da relação entre produtividade e desempenho. Palavras-chave Nova economia; Tecnologia de informação; Produtividade; Escala; Desempenho financeiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Artur Ledur Brito, Fundação Getulio Vargas

Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo/Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV). Professor Adjunto da Escola de Administração de Empresas de São Paulo/Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV).

Fernando Coelho Martins Ferreira, Universidade Presbiteriano Mackenzie

Mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo/Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV). Professor Assistente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (UPM).

Publicado

2008-08-28

Número

Sección

Apresentação