Marcas, patentes e criação de valor

Autores/as

  • Chang Chuan Teh Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Eduardo Kazuo Kayo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Herbert Kimura Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumen

Os ativos intangíveis têm exercido um papel cada vez mais importante na criação de valor das empresas, especialmente porque são importantes fontes de vantagem competitiva. Por isso, torna-se essencial gerenciá-los adequadamente para que possam contribuir para o alcance do maior objetivo financeiro da empresa: o de maximizar a riqueza dos acionistas. Este artigo analisa a relação entre ativos intangíveis (especificamente marcas e patentes) e o valor de mercado das empresas brasileiras de capital aberto. Em geral, a importância da inovação para a criação de valor econômico parece evidente. Entretanto, a presente pesquisa mostra que as patentes não são significativas para a criação de valor das empresas brasileiras analisadas. Por sua vez, os resultados mostram que a quantidade de marcas está significativa e positivamente relacionada às duas variáveis de criação de valor analisadas neste artigo (o valor de mercado sobre valor contábil e o Q de Tobin).

PALAVRAS-CHAVE: Marcas; Patentes; Ativos intangíveis; Criação de valor; Capital intelectual.

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Biografía del autor/a

Chang Chuan Teh, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Gerente de Processos e Projetos da ADP Brasil.

Eduardo Kazuo Kayo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor adjunto associado da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Herbert Kimura, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor adjunto associado da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Publicado

2008-08-04

Número

Sección

Apresentação