A decisão estratégica da localização e o surgimento dos tecnopolos: o caso de São José dos Campos

Autores/as

  • Marcelo Brant Braghetta Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Renata Nagai Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Renata Naves Truite Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Dora da Silva Pereira Galvão Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Luciano Augusto Toledo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumen

O objetivo do presente trabalho foi identificar os fatores que motivaram as empresas a se estabelecerem em São José dos Campos. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo foi a do discurso do sujeito coletivo, realizada a partir de entrevistas com gestores de empresas situadas em São José dos Campos. O resultado da pesquisa comprovou que a escolha da localização das empresas aborda fatores exógenos, forças centrípetas e centrífugas que influenciam no processo de tomada de decisão para a localização e a influência no desenvolvimento regional. O desenvolvimento desta pesquisa possibilitou a comprovação do posicionamento do tecnopolo de São José dos Campos no Projeto Geopolítico da Modernidade Brasileira, nos cenários nacional e internacional, como núcleo de atração para localização de empresas. PALAVRAS-CHAVE Economia espacial; Empresas; Planejamento estratégico; São José dos Campos; Tecnopolos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Brant Braghetta, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduado em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Renata Nagai, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Renata Naves Truite, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Dora da Silva Pereira Galvão, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Luciano Augusto Toledo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Publicado

2008-08-01

Número

Sección

Apresentação