Análise da mudança do posicionamento estratégico de bancos comerciais no Brasil

Autores/as

  • José Carlos Marucci Universidade Federal do Paraná
  • Clóvis Machado da Silva Universidade Federal do Paraná

Resumen

O objetivo deste estudo foi verificar de que forma os esquemas interpretativos dos dirigentes atuaram como mediadores do posicionamento estratégico dos bancos com carteira comercial, no Brasil, em face da implementação do Plano Real, em 1994. O método utilizado foi o comparativo de análise, e o período considerado foi de 1992 a 1998. Dados secundários e primários foram coletados e tratados mediante o uso de análise de conteúdo e análise de agrupamento, com o propósito de explorar diferenças entre grupos de empresas com distintos posicionamentos estratégicos e esquemas interpretativos. Os resultados indicam a transição de dois grupos de bancos, em termos de posicionamento estratégico (especializados e diversificados), antes do Plano Real, para três grupos de bancos (especializados, de segmento e integrados) após a sua implementação.

PALAVRAS-CHAVE: Mudança Organizacional, Estratégia Organizacional, Esquemas Interpretativos, Contexto Institucional.

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Biografía del autor/a

José Carlos Marucci, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Assistente do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná. Analista do Banco Central do Brasil. Suas áreas de interesse em pesquisa são: estratégia em organizações e gestão estratégica de recursos humanos.

Clóvis Machado da Silva, Universidade Federal do Paraná

Ph.D. em Estratégia, Mudança e Análise Organizacional pela Michigan State University – USA. Professor Titular e Coordenador do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná. Pesquisador nível I-A e Presidente do Comitê Multidisciplinar de Articulação do CNPq. Presidente da Anpad – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração. Membro do conselho editorial de diversas revistas acadêmicas. Autor de artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior, em suas áreas de interesse em pesquisa: teoria institucional, cultura organizacional, estratégia em organizações, mudança e análise organizacional, procedimentos quantitativos e qualitativos de pesquisa em organizações.

Publicado

2008-06-25

Número

Sección

Apresentação