Escolha de canais de venda em comércio eletrônico

Autores/as

  • Claudio Santiago Baptista Fundação Getúlio Vargas
  • Delane Botelho Fundação Getúlio Vargas

Resumen

O comércio eletrônico no Brasil tem-se tornado um canal significativo de divulgação, comercialização e distribuição de produtos e serviços no que se refere a volumes físico e financeiro, porém existem muitas lacunas no conhecimento sobre o processo de escolha dos canais de venda no ambiente on-line. O objetivo deste trabalho é levantar e quantificar os atributos relevantes na escolha desses canais no contexto brasileiro. Na fase exploratória da pesquisa, foram realizadas entrevistas em profundidade com usuários de internet. A avaliação dos pesos dos atributos foi feita por um levantamento com compradores de livros de lojas de varejo eletrônico, usando a metodologia de análise conjunta. Os resultados mostraram que o preço foi o atributo mais importante, seguido de prazo de entrega, experiência positiva de compra anterior, usabilidade, indicação positiva de amigos e marca do site. São discutidas as implicações desses resultados para o marketing, além de sugestões para futuras pesquisas. PALAVRAS-CHAVE Escolha do consumidor; Análise conjunta; Comércio eletrônico.

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Biografía del autor/a

Claudio Santiago Baptista, Fundação Getúlio Vargas

Mestre em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape-FGV).

Delane Botelho, Fundação Getúlio Vargas

Doutor em Administração de Empresas pela Eaesp-FGV. Professor adjunto da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape-FGV).

Publicado

2008-08-01

Número

Sección

Apresentação