Uma análise dos atributos importantes no processo de decisão de compra de notebooks utilizando análise fatorial e escalonamento multidimensional

Autores/as

  • Valter Afonso Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luiz Antonio Slongo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumen

Identificar atributos importantes no processo decisório do consumidor é uma tarefa árdua para profissionais de marketing. Diversos são os segmentos que necessitam de tais tipos de pesquisas. Com base nesse contexto, este artigo tem como objetivo identificar os atributos importantes considerados pelos consumidores na compra de notebook. Para tal fim, realizou-se uma pesquisa exploratória-qualitativa por meio da entrevista de profundidade com profissionais da área de informática e com potenciais compradores de notebook. Os resultados, após análise de conteúdo, demonstraram 42 atributos considerados para a compra. Em um segundo momento foi realizada uma etapa quantitativa tipo survey com uma amostra bola-de-neve de 131 entrevistados. Assim, após aplicação da análise fatorial exploratória, cinco dimensões foram identificadas, correspondendo aos atributos mais importantes para o processo de decisão de compra. As dimensões foram classificadas como prazer e benefício, características do aparelho, desempenho, cautela e operacional. Por fim, conclusões finais e pesquisas futuras são apresentadas e discutidas.

PALAVRAS-CHAVE:

 

 

 

Atributos; Processo decisório; Notebook; Análise fatorial exploratória.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valter Afonso Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Administração com ênfase em Marketing pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Escola de Administração (EA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Luiz Antonio Slongo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração pela FEA/USP e professor de Marketing no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Escola de Administração (EA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Publicado

2008-07-30

Número

Sección

Apresentação