O valor dos valores: avaliação de uma marca global por meio dos diversos brasis culturais

Autores/as

  • Edar da Silva Añaña Universidade Federal de Pelotas
  • Walter Meucci Nique Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Personal values, Culture, Subculture, Brand, Perception.

Resumen

Este trabalho explora as influências dos valores pessoais e de outros elementos da cultura brasileira, na avaliação de uma marca de alcance mundial, por meio de quatro subculturas regionais que são utilizadas como unidades de análise. Utiliza as escalas de Rokeach (1968, 1973) para medir os valores humanos e a de Aaker (1997) para avaliar os atributos da marca, numa amostra de 308 pessoas, entre estudantes e profissionais de nível superior. O resultado confirma a existência de relações significativas entre os valores pessoais e a percepção da marca Nike, bem como a influência dos rituais, dos símbolos e de algumas variáveis demográficas, na forma como aquela marca é percebida e avaliada pelos consumidores. Confirma também a existência de diferenças significativas entre os elementos culturais das diversas subculturas, que podem ser bastante úteis na formulação de estratégias de

 

marketing voltadas às diversas regiões do país.

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Biografía del autor/a

Edar da Silva Añaña, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor adjunto da Faculdade de Administração e Turismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Walter Meucci Nique, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Administração de Estado e Ciências da Administração da Universidade Pierre Mendès – França. Professor associado do Programa de Pós-Gradução em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).