Comprometimento organizacional e práticas de gestão de recursos humanos: o caso da Empresa XSA

Autores/as

  • Vera L. Cançado Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo
  • Lúcio Flávio Renault de Moraes Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo
  • Edson Moura da Silva Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo

Resumen

A relação indivíduo/organização tem sido fonte de vários estudos por parte da Administração, que buscam promover e incentivar o envolvimento do indivíduo com as empresas, reduzir conflitos e aumentar a produtividade. Uma das vertentes desses estudos foca o comprometimento organizacional como uma das maneiras de se compreender como se instauram os vínculos entre o indivíduo e a organização. O comprometimento deve ser entendido também como um recurso empresarial para amenizar perdas e prejuízos. Neste trabalho, busca-se verificar quais são as práticas utilizadas pela gestão de recursos humanos nas empresas, incluída a gestão do conhecimento, para obter o comprometimento dos seus funcionários, utilizando-se o modelo de Meyer e Allen, focado nos três componentes: afetivo, normativo e instrumental. Para tal, foi realizada uma pesquisa em uma empresa de operação logística de Minas Gerais, aqui denominada de XSA, com a aplicação de questionário a uma amostra selecionada de 93 funcionários. Constatou-se que as práticas de recursos humanos investigadas influenciam as dimensões afetiva e normativa do comprometimento. Os índices mais elevados, que explicam essas dimensões de comprometimento, foram observados nas práticas de gestão do conhecimento e nas práticas de relacionamento, revelando que elas são componentes essenciais para manter os vínculos dos funcionários com a empresa.

PALAVRAS-CHAVE: Comprometimento organizacional; Gestão de recursos humanos; Gestão do conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vera L. Cançado, Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo

Professora no Mestrado Profissional das Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo. Doutora em Administração e Mestre em Organizações e Recursos Humanos pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG). Psicóloga pela PUC – MG.

Lúcio Flávio Renault de Moraes, Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo

Professor no Mestrado Profissional das Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo. Pós-doutorado em Comportamento Organizacional pela Australian Catholic Universith, Austrália Pos-doc., e pela Aston Universith/Universith of Manchester, Reino Unido. Doutor em Liderança e Comportamento Humano pela United States International University, Estados Unidos.

Edson Moura da Silva, Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo

Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo. Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos pela Fundação João Pinheiro. Psicólogo pelo Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira.

Publicado

2008-07-30

Número

Sección

Apresentação